Entrevista com o Autor - Carlos Eduardo Mota Lopes

/
0 Comments
Estreiamos aqui no Moviemento um novo espaço para autores, para que possamos conhecer novas vozes e para que estes sejam ouvidos e um pouco mais conhecidos. Inaugurando o espaço o autor Carlos Eduardo Mota Lopes.
Bom dia Carlos é um prazer tê-lo na estreia das entrevistas do Movimento. Por favor, apresente-se aos nossos leitores. Quem é Carlos Eduardo Mota Lopes e nos diga como a literatura chegou na sua vida? 

Antes de tudo gostaria de dizer que é um prazer e honra está aqui compartilhando um pouco da minha experiência pessoal e literária com todos os apreciadores desse respeitado blog. Bem, Carlos Eduardo Mota Lopes é um engenheiro químico de formação e um apaixonado por leitura, fascinado pelo mundo das corporações como formador de opinião e condutor de equipes, seja no âmbito organizacional ou do ensino. 

A literatura de certa forma foi quem me procurou, porque como líder de grandes equipes em multinacionais senti a necessidade de buscar informações sobre como poderia transformar meus sonhos e objetivos em realidade através da ajuda de outras pessoas que buscassem estes mesmos objetivos e de que forma poderia influenciá-los, inspirá-los ou encorajá-los a seguir comigo nestes sonhos. Dessa maneira busquei na literatura o suporte teórico que me faltava já que vivenciara na prática esta realidade. Assim, iniciei com uma primeira leitura e depois passei a colecionar títulos e mais títulos de outros autores.



E como passou de leitor a escritor como se deu isso? Quais autores lhe inspiraram e ainda lhe são referências?

Após as primeiras leituras vi que poderia aplicá-las na prática e passar de um simples chefe a um líder inspirador e servidor para minhas equipes, e mais ainda, fazer meu marketing pessoal e ser um líder reconhecido. Após essa primeira experiência na leitura sobre o tema liderança (James Hunter, O monge e o executivo) busquei uma forma de ser reconhecido dentro da minha própria empresa. Uma empresa que tem um quadro de 12.000 funcionários e é a maior em seu segmento na América do sul e líder absoluto 
do mercado nacional. 

Com esses motivos uni minha experiência e a parte teórica aprendida para dividir com os outros gestores da própria companhia e assim busquei fazer o diferencial escrevendo algo sobre o tema para dar palestras e treinamentos para outros líderes, com isso pude aumentar minha visibilidade como engenheiro e líder de equipes. Minhas referências são baseadas em escritores e personalidades da humanidade, tais como: Martin Luther King Jr, Abraham Lincoln, Steve Jobs, Leonardo da Vinci, Bernardo Resende, Winston Churchill, etc e na literatura James Hunter, Max Gehringer, Jefrey J Fox, Steve Chandler, Dr. Sanjiv Chopra, Bob Nelson, Randall D Ponder, além é claro de Jesus cristo (Primeiro grande líder da humanidade) e Soichiro Honda (Fundador e grande líder da Honda Company).



Conte-nos um pouco sobre o seu processo criativo ou exercício da escrita, como acontece? Alguma particularidade?

Não tenho um processo de criação específico, leio muito sobre o tema que quero desenvolver e procuro fazer algo diferente do que encontro no mercado para ter um pouco da minha característica própria, assim, faço minha criação com uma mistura de ideias do máximo de autores que posso ter acesso abstraindo do que há de melhor em cada um. 

O diferencial é a formatação que dou aos livros, busco algo novo, diferente, inovador. Considero-me mais um grande pesquisador que propriamente um escritor. A particularidade está em me conhecer bem e saber até onde posso ir. Com isso traço meus objetivos e tento ir um pouco mais além. Essa é minha grande característica, minha particularidade.



Seus livros transitam entre a poesia, autoajuda, liderança e mundo corporativo, como você se define como autor? 

Sempre gostei de escrever, apesar de ser um engenheiro (Não que isso seja uma regra) fazia poesias na adolescência para expressar meus pensamentos e estar sempre inserido em grupos e em comunidade. De forma amadora, claro. Porém, acho que tenho um dom que vem de algo muito forte (Divino) ao ponto de dizer inspiração pura e simples já que não sou um poeta. 

O tema liderança, motivação, formação de equipes, empreendedorismo e autoajuda surgiu para influenciar os novos gestores a atuarem como verdadeiros líderes e melhorar o desempenho de nossa organização. Na verdade contínuo sendo um engenheiro de processo e líder de equipes que nas horas de inspiração sou autor de temas de liderança e poeta.



O que pensa sobre o mundo editorial, novos autores x mercado editorial? 

Estou ainda iniciando nesse mundo da literatura, tive experiências difíceis por ainda não ser conhecido, as dificuldades são muitas e dessa forma ainda é muito caro publicar um livro com recursos próprios. Contudo, como já mencionei sonhos são feitos para alcançá-los e com isso em mente fiz uma publicação baseada na persistência, perseverança e trabalho duro. 

Pesquisei por mais de um ano sobre o tema, li mais de 100 livros sobre o tema com tudo que achei necessário para fazer uma grande obra e até busquei um MBA na área para fortalecer os conceitos e ter a certeza que fiz o meu melhor. Hoje posso dizer que é possível realizar objetivos, metas e sonhos. Para isso, busquem parceiros, façam um grande network, leiam e pesquisem sobre temas a desenvolver, falem com quem já passou por essas experiências e siga em frente. Pois, para chegar ao destino final não depende somente de tem um bom mapa, depende exclusivamente de você, do quer e onde quer chegar, sonhos são ilimitados.



Nos fale sobre o seu último lançamento do que se trata? 

O Meu primeiro lançamento é este que estou divulgando agora e que tem o título “Mais de 1001 palavras que você deveria conhecer antes de ser um líder: estratégias e ferramentas para atingir a excelência no dia a dia”. O objetivo deste livro é que, até seu final, o leitor e futuro líder saiba o que é preciso para se tornar um líder melhor ou mais eficiente, e conseguir uma performance melhor e ascensão no seu papel de liderança. 


Embora voltado basicamente para o ambiente empresarial, este livro é para aqueles que tem a responsabilidade de liderança em muitos aspectos da vida: trabalho, comunidade, social, religioso e familiar. É uma maneira abrangente e rápida de entender as questões significativas envolvidas na realização de coisas certas quando se está carregando resultados. 

Este livro lhe fornecerá a oportunidade e a estrutura para consolidar seu conhecimento com os princípios comprovados de liderança, enquanto foca em como pode usar o bom senso, o julgamento criterioso e uma combinação de habilidades gerenciais e de liderança. Os vocábulos e as definições neste livro são conceitos fundamentais presentes no contexto da liderança. O leitor poderá empregá-la imediatamente. Mais tarde, poderá estudar áreas específicas mais detalhadamente, usando outros recursos disponíveis que o ajudarão a ganhar a experiência desejada.



Já está produzindo algo novo ou possuí planos futuros

Sim, claro depois que iniciamos um sonho ele deve continuar até atingir o topo a excelência... Após a primeira publicação que está sendo um grande sucesso, graças aos elogios e críticas construtivas que venho recebendo e apoio como este para divulgação de nosso trabalho ( estes são os verdadeiros parceiros). 

Já tenho mais 3 livros sobre o tema liderança e um de poesias. Este último, para provar que é possível fazer coisas diferentes quando temos amor e paixão pelo que fazemos, são eles: Mais de 1001 reflexões para tornar sua liderança verdadeiramente eficaz: 
Seja a inspiração e influência dessa transformação; Liderança verdadeiramente eficaz e eficiente: os 36 princípios fundamentais para os líderes de sucesso; Estatutos do líder eficaz: os 100 maiores decretos da liderança; 40 motivos para pensar e refletir: Na visão de quem chegou aos quarenta. Todos serão publicados ainda em Abril/13 pelo clube de autores (www.clubedeautores.com.br) onde encontrei uma parceria que sem ela não seria possível fazer a publicação neste universo editorial e inicialmente desconhecido para este engenheiro e aspirante a escritor.



Ok Carlos obrigado pela participação! Mande um recado para os novos autores ou para os leitores, enfim deixe aqui o seu recado: 

Gostaria de dizer que seja qual for o seu sonho e tenha ele o tamanho que tiver de alguma forma você poderá alcançá-lo. Contudo, deve saber que a jornada pode ser e será longa e difícil. Obstáculos sempre existirão e que o caminho traçado deve ser seguido com perseverança, baseando-se sempre na justiça, sinceridade, honestidade, carisma e exemplo.

Se você é um novo autor boa sorte nessa jornada e parabéns pela iniciativa. Aqueles que desejam ser líderes e influenciadores de equipes leiam e aprendam sobre o tema e como dica de leitura iniciem pelo título “Mais de 1001 palavras que você deveria conhecer antes de ser um líder: estratégias e ferramentas para atingir a excelência no dia a dia” – Autor Carlos Eduardo Mota Lopes. E para concluir faça uma reflexão sobre si mesmo esse é o primeiro ponto.

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns (Pessoal, equipe ou organização), inspirando confiança por meio da força do caráter e do exemplo. JAMES C. HUNTER/CARLOS EDUADO M LOPES




Biografia:

Carlos Eduardo Mota Lopes nasceu em Recife/PE, ainda criança mudou-se junto com seus pais para cidade de Natal/RN onde passou toda sua infância e adolescência. Anos mais tarde ingressou seus estudos acadêmicos na área de Engenharia química e ambiental, sendo pesquisador pela UFRN subsidiado pelo CNPq no laboratório de Engenharia ambiental e controle da qualidade (LEACQ) do departamento de Engenharia Química. 

Há 10 anos acumula experiência na área da produção fabril em grandes multinacionais, sendo que 5 destes dedicados a gestão, treinamento e desenvolvimento de pessoas; Atuou por 10 anos na educação e formação de jovens no ensino médio e fundamental com as disciplinas de matemática, física e química; Desenvolve e conduz treinamentos de liderança, equipes de alta performance, formação de sucessores, comunicação, construção de times, motivação, gestão de mudanças, coaching como ferramenta de desenvolvimento humano e de equipe; Ministra treinamentos na área de gestão da qualidade (TQM) utilizando a metodologia japonesa; Engenheiro químico pela UFRN, Tecnólogo em meio ambiente pelo CEFET/RN, Especialização em engenharia da qualidade IDAAM/Estácio de Sá (RJ). MBA em gestão de pessoas e coaching pelo IDAAM/AM; Consultor e auditor líder da qualidade com certificação internacional (ISO 9001:2008); Autor de 22 publicações científicas na área de engenharia química e gestão ambiental; Atualmente atua como chefe da qualidade, treinamento, controle e desenvolvimento de novos modelos com ênfase em gestão de pessoas na empresa Moto Honda da Amazônia LTDA/AM. 

Livro publicado pelo autor: 
* Mais de 1001 palavras que você deveria conhecer antes de ser um líder: Estratégias e ferramentas para atingir a excelência no dia a dia – Março/13; 

Livro em publicação pelo autor - Abril/13: 
* Mais de 1001 reflexões para tornar sua liderança verdadeiramente efica: Seja a inspiração e influência dessa transformação; 
* Liderança verdadeiramente eficaz: os 36 princípios fundamentais para os líderes de sucesso; 
* Estatutos do líder Eficaz: os 100 maiores decretos da liderança; 
* 40 motivos para pensar e refletir: Na visão de quem chegou aos quarenta (Poesias).

Contatos:
www.clubedeautores.com.br 
Facebook/carlos eduardo mota lopes - Twitter: @edumotalider 
Skype: mota.eduardolider1974 - Linkedin: Carlos Eduardo Mota Lopes 
(55) 92 81374997/36163111 - Calos_lopes@honda.com.br - carlos_edumota@yahoo.com.br 


You may also like

Nenhum comentário: