Driver - de Nicolas Winding Refn

/
0 Comments


Dirigido pelo dinamarquês Nicolas Winding Refn e estrelado por Ryan Gosling, Driver conta a história do piloto e mecânico que se define enquanto ao que é e o que faz com a frase: "I Drive...". Mecânico habilidoso, piloto voraz, o personagem de Ryan se divide entre trabalhos de dublê para o cinema e a vida na oficina. Além desses presta serviços escusos a assaltantes e demais interessados num exímio piloto e profundo conhecedor das ruas. Numa espécie de "pré-contrato", fica ajustado que ele participará apenas da "logística" da coisas digamos assim, depois do serviço finalizado nenhum outro tipo de contato ou ligação será tolerada.

Essa é a vida deste "cavalheiro solitário", do qual não sabemos nada, nem do passado e como ele chegou até ali e tão pouco de suas aspirações ou por qual motivo ele realiza aqueles trabalhos. Não há uma voz off que nos apresenta o personagem, muito menos nos diálogos durante o filme conseguimos encontrar alguma informação. Mas há em certo momento um ponto fraco assimilado, ou talvez uma baixa na guarda, que é quando este encontra com Irene(Carey Mulligan) e seu filho Benicio, vizinhos de seu apartamento. 

Ainda bastante contido esboçando um sentimento através de sorrisos ligeiros e silenciosos. A partir desse encontro, de olhares demorados e expressivos é que a vida desses tomará um outro rumo ou ao menos sinalizará para tal. Pois quando tudo parece estar se encaixando, se rendendo, Irene recebe a notícia de que seu marido sairá da prisão. Contudo é preciso salientar que "Drive" não se prende a esse encontro e a esperança que esse possa representar na vida de cada personagem, mas trata da dualidade da vida deste protagonista, carismático e desconhecido, calmo e explosivo, compassivo e letal, diferenças separadas por um fio.

Drive na verdade é um desses filmes mais complexos de se definir, o que é na verdade sua grande qualidade(já que definições, esquemas ou classificações podem ser pejorativas). Não é um drama, tão pouco um romance a seria triste defini-lo como um filme de ação, 
por isso pode-se dizer que o diretor dinamarquês fez um trabalho completo(não perfeito), que embora possa frustrar quem chegou até o longa por meio das cenas de perseguições do trailer, deve muito mais surpreender quem a quem tinha menores expectativas. Contudo há de se ter uma espera no minimo curiosa já que o longa passou a frente de Lars Von Trier e tomou o Cannes de Melancolia. Sem entrar em julgamentos após assistir os dois longas é de fato fácil saber o porque Driver levou o prêmio.

O grande mérito do diretor Nicolas Winding Refn foi conseguir beber de diferentes fontes de inspiração ou melhor influências já que no seu trabalho se percebe muito mais apuro técnico e trabalho duro do que puramente inspirações, e entregar um produto novo, a tal da antropofagia talvez. 

Tudo em Drive, roteiro, direção e fotografia se move com perfeita unidade e a trilha sonora pontua um ambiente underground, melancólico. Para fechar o bom trabalho de Albert Brooks muito bem no papel de "vilão" e sobre tudo Ryan Gosling que caiu de vez no gosto do público e principalmente dos diretores, deixando para trás papeis coadjuvantes e chegando ao primeiro escalão silenciosamente como se sempre estivesse entre principais nomes de Hollywood.

Gênero: Ação e Drama 
Duração: 95 min. 
Estreia: 02/03/2012 
Direção: Nicolas Winding Refn 
Roteiro: Hossein Amini e James Sallis 

Elenco:
Albert Brooks 
Bryan Cranston 
Carey Mulligan 
Cesar Garcia 
Chris Smith 
Christian Cage 
Christina Hendricks 
James Biberi 
Jeff Wolfe 
Joe Pingue 
Oscar Isaac 
Ron Perlman 
Ryan Gosling
Tiara Parker 
Tina Huang 


You may also like

Nenhum comentário: